sexta-feira, 19 de março de 2010

O Impacto da notícia!


É muito comum que no momento em que recebemos a notícia da Síndrome de Down nossos sentimentos estejam confusos e embaralhados.
É uma carga emocional enorme, afinal deparamos nesse momento com uma situação completamente diferente da que tínhamos planejados para nossa vida e a de nosso filho.
Dia 14.03.2009, sábado, era o tão esperado momento, com a minha cesareana marcada para a tarde, acordei cedinho e já tomei aquele café da manhã caprichado porque a partir das 08:00h eu já não poderia comer mais nada, somente tomar água.
Meu Deus, como eu estava nervosa. Não saía do quartinho dela, só imaginando minha volta pra casa que seria com ela nos braços. Eu e meu marido tentamos deixar tudo prontinho pra não esquecermos nada: máquina, filmadora, bolsa da princesa e todas aquelas coisas que papais babões fazem para tudo sair perfeito. Minha mãe e minha sogra chegaram em casa por volta das 10:00h da manhã. Minha mãe toda ansiosa e minha sogra mais sossegada, afinal ela é enfermeira e já está acostumada com toda essa euforia. Ela me deixava tranquila.
Onze horas saímos de casa para o hospital. Chegando lá demos entrada na papelada, fui fazer os exames de rotina e graças a Deus estava tudo bem com a nossa pequena.
O Dr. chegou no hospital por volta das 15:00h. Subimos pro quarto e lá fiquei esperando o momento de ir ao centro cirúrgico.
Nossa! Parecia que a hora nunca iria chegar... Era um entra e sai de enfermeiros no quarto que me deixava doida. Eles me enchiam de perguntas e eu nervosa perguntava sobre tudo: como seria a anestesia, se a bebê viria pro quarto ficar juntinho de mim no mesmo dia, nossa, uma loucura! Até que vieram me buscar, deram-me uma daquelas roupas estranhas de hospital, toda aberta, sabe?! Aff, um terror! rsrs! Mas lá fomos nós, a família inteira me acompanhou.
Chegando no centro cirúrgico não sei o que me deu, mas eu não parava de chorar, de tremer, suava frio como se algo me dissesse que alguma coisa iria dar errado. Meu médico veio até mim e disse pra eu ficar calma, pois estava tudo bem e que logo eu estaria com a Lara nos braços. Aquilo me alcalmou um pouco, mas eu estava com medo, MUITO MEDO.
Entrei naquela sala fria e logo veio a tremedeira, meu marido até então estava se trocando para poder vir filmar o parto, o anestesista já estava me explicando que ele só entraria depois que eu estivesse anestesiada. Fiquei mais aliviada depois da anestesia pq sabia que faltava pouco pra minha filhota nascer. Meu marido entrou e eu comecei a passar muito mal, enjôos, tonturas, vontade de vomitar, queria que toda aquela aflição acabasse logo.
Assim que começou o parto eu sentia como se estivesse tirando meu coração junto, porque era uma pressão muito forte, mas às 17:43h a Lara nasceu, com 2.640kg e 45cm no hospital Sepaco. Nasceu sem chorar, sem dar nenhum sinal de que estava viva. Foi o momento mais desesperador de nossas vidas, eu pedia pra dar uns tapinhas na bundinha dela, eles davam e nada; queria saber o que estava acontecendo e nada de ninguém abrir a boca! Foi quando a pediatra passou com a minha filha do meu lado que pude ver aquele rostinho tão diferente dos outros bebês, eu vi os olhos da minha anjinha e sabia que algo estava errado, gritava querendo saber como ela estava, mas todos pareciam estar em choque, foi quando a médica se abaixou e me perguntou: - Durante o seu pré natal houve alguma suspeita de a sua neném ter Síndrome de Down? MEU JESUS!!! Eu queria morrer aquela hora, JURO! Eu queria desaparecer, queria que fosse apenas um pesadelo, mas não era, eu sabia desde que a vi pela primeira vez mesmo que de longe, minha bebê era diferente. Meu mundo acabou naquela momento, senti uma vontade imensa de sair dalí correndo, sentia medo de não saber criar minha filha, tive dúvidas, fiquei insegura, mas quando eu senti o cheiro, o calor e a pele da minha pequena Lara eu descobri que ela poderia ter tudo, mas que meu amor era imenso e imortal, capaz de passar por tudo isso sem desmoronar. Tiraram ela de mim muito rápido, ela precisava de oxigênio pois havia começado a fazer o primeiro cocozinho dentro da minha barriga - que eles chamam de mecônio - e com medo que ela aspirasse os médicos precisaram agir rápido. Por isso ela não chorava e nem se mexia direito. Depois que a levaram eu fiquei completamente sem chão, perguntava pra Deus porque isso tinha que ter acontecido comigo, porque comigo?? Eu estava em choque. Por mim não via ninguém, não falava com ninguém, foi como se meu sonhos e tudo o que eu planejei tivesse ido por água abaixo.
Voltei pro quarto e todos estavam lá, minha mãe era a única pessoa além do meu marido que eu queria ver, e junto chorar... Não pegava no sono e só no dia seguinte consegui descansar um pouco. Mas como se não bastasse, logo de manhã uma das pediatras que foi até o quarto nos explicar o que era a Síndrome de Down falou também que Larinha precisava fazer um exame chamado ecocardiograma pra detectar se ela teria alguma cardiopatia congênita. Eu jurava pra mim mesma que não consegueria passar por todo aquele sofrimento que parecia não ter fim! Logo a tarde chegou, e com ela a confirmação dos exames: a Lara era sim cardiopata, e teria que fazer uma operação assim que ganhasse mais peso, para que o coração funcionasse normalmente. Nossos familiares nunca nos abandonaram, sempre estavam presentes. Eu e o André sofremos muito com tudo isso, mas com o passar das horas, cada vez que iria até o berçario tentar amamentar minha filha meu amor por ela só aumentava. A primeira vez que a segurei no colo meu coração parecia que ia sair pela boca! Ela não pegava o peito, ficava cianótica (roxinha). Então precisava rapidamente ir para o isolete para ficar no oxigênio. Não pude ficar com ela no quarto nem um minuto sequer. Via todos aqueles quartos cheio de bebezinhos e me sentia tão vazia por não ter minha flor perto de mim. Mas durante o tempo que fiquei no hospital fui conversando com Deus e ele foi me confortando como se me falasse " - Filha, calma... Isso vai passar e você será muito feliz com essa criança!" Chegou o dia de deixar a maternidade e deixar minha filha lá. Ela precisava ficar na UTI neonatal pra poder se recuperar melhor... Foi como se tivesse deixado metade do meu corpo junto com ela, fui até onde ela estava e pedi chorando pra que saísse logo dalí e fosse pra casa conhecer o quartinho que a estava esperando.
Fui pra casa e ao me lembrar do desejo que tinha de chegar com minha filha nos braços, mais uma vez achei que não suportaria tamanha dor. Descansei um pouco naquele dia, mas meu pensamento queria minha filha comigo, no dia seguinte voltamos ao hospital pra transferir a Lara pra Santa Casa de Misericódia. Lá a Lara foi se recuperando a cada dia, ficou 8 dias internada e finalmente consegui levar minha florzinha para casa, QUE ALEGRIA!!!
Depois de tanto sofrimento aprendi que não importa o que a Lara tenha e muito menos me importam as barreiras que vamos ter que ultrapassar, pois com ela temos força e muita fé que tudo dará certo.
A Lara foi o presente mais lindo que nós poderimos ganhar!!! Nos traz muita felicidade e muita paz!!!

10 comentários:

  1. Que depoimento lindo! Que declaração de amor! Espero que ela leia um dia isso e saiba o quanto é amada por esses lindos pais! Imagino a barra que passaram mais Deus só entrega certos presentes aos escolhidos e tenho certeza que vcs foram!! Amanda_do Macu

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida, td bem com vc? Estou com TANTA, TANTA, TANTA saudade! Achei que vcs tinham se esquecido de mim :(

    Eu acho DIGNO que a gente volte a manter contato, viiiiiiiu??

    Amo vcs 3 demaaaaaaaais!

    Bjuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Vcs foram simplesmente presenteados por Papai do Ceu p/ receber um anjinho lindo e cheio de luz, que com toda a certeza do mundo faz a diferenca na vida daqueles que tem o prazer de estar perto dessa familia linda!!!

    ResponderExcluir
  4. Fê, antes de você ser mãe, fazia e comia
    os alimentos ainda quentes. Não tinha roupas manchadas, tinha calmas conversas ao telefone.
    Antes de ser mãe, dormia o quanto eu queria, nunca se preocupava com a hora de ir para a cama. Eu não se esquecia de escovar os cabelos e os dentes.

    Antes de ser mãe, você não tropeçava em brinquedos e nem pensava em canções de ninar.
    Antes de ser mãe, você não se preocupava:
    Se as plantas eram venenosas ou não.
    Imunizações e vacinas então, eram coisas em que você não pensava.

    Antes de ser mãe, ninguém vomitou e nem fez xixi em você, nem te beliscou sem nenhum cuidado, com dedinhos de unhas finas.

    Antes de ser mãe, você tinha controle sobre a sua mente, seus pensamentos, seu corpo e seus sentimentos, e dormia a noite toda.

    Antes de ser mãe,você nunca teve que segurar uma criança chorando, para que médicos pudessem fazer testes ou aplicar injeções.
    Você nunca chorou olhando pequeninos
    olhos que choravam. Nunca ficou gloriosamente feliz com uma simples risadinha. Nem ficou sentada horas e horas olhando um bebê dormindo.

    Antes de ser mãe, você nunca segurou uma criança, só por não querer afastar seu corpo do dela. Nunca sentiu seu coração se despedaçar, quando não pode estancar uma dor.
    Nunca imaginou que uma coisinha tão pequenina,
    pudesse mudar tanto a sua vida e que pudesse amar alguém tanto assim. E não sabia que adoraria ser mãe.

    Antes de ser mãe, você não conhecia a sensação, de ter seu coração fora do seu próprio corpo. Não conhecia a felicidade de
    alimentar um bebê faminto. Não conhecia esse laço que existe entre a mãe e a sua criança.
    E não imaginava que algo tão pequenino, pudesse fazer você se sentir tão importante.

    Antes de ser mãe, você nunca se levantou
    à noite toda , cada 10 minutos, para se
    certificar de que tudo estava bem.
    Nunca pode imaginar o calor, a alegria, o amor, a dor e a satisfação de ser uma mãe.
    Eu não sabia que era capaz de ter sentimentos tão fortes.
    Por tudo e, apesar de tudo, obrigada Deus, por você ser agora um alguém tão frágil e tão forte ao mesmo tempo.
    Obrigada meu Deus, por permitir a Fernanda ser Mãe de uma criança tão especial!

    Fê e Larinha, admiro e adoro vocês!
    Beijos, Fabi e Fabinho (23 anos - portador de Sindrome de Down)

    ResponderExcluir
  5. Fernanda,
    Não a conheço , mas quero que saiba que vc me emocionou muitooooo com a sua história e suas fotos viu !!!! Sem duvida uma lição de vida e do que realmente é o AMOR !!!
    Parabéns por ser essa MULHER GUERREIRAAA !!
    Um grande beijo em vc e na lara que é lindaaa !!
    Carol

    ResponderExcluir
  6. fanny clara schutte marino19 de abril de 2010 às 14:17

    Fernanda parabéns pela filhota. ela é linda. meu nome é Fanny e tenho uma filhinha de 1 ano e 5 meses com sindorme de down que se chama Fernanda. Se possível gostaria de ter alguns contatos interessantes para aprender mais. Agradeço as dicas.

    ResponderExcluir
  7. Quero agradecer a todos vocês que de alguma maneira fazem parte da nossa vida!
    ter amigos é uma benção e fazer novos é uma dádiva!
    Fico muito feliz em saber que estão acompanhando meu blog. Aqui sempre terá posts de seus interesses, sejam eles apenas para conhecimentos ou curiosidades!

    Obrigada pelo carinho de todos!

    Ps: Desculpa a demora pra responder alguns comentários. Fiquei fora um tempo, mas estou de volta!!!

    Beijos ENORMES *;

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Fê e André. O seu depoimento é incrivelmente emocionante, tenho certeza que ensina muita coisa sobre vida a todos que o leem. Também mostra todo o carinho e amor que a Lara recebe. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Lindo seu depoimento, realmente me emocionou! Acho que o pior momento realmente é quando recebemos a notícia e imediatamente nos questionamos; pq comigo? Mas graças a Deus, depois entendemos que se Deus nos confiou tão valioso tesouro, é pq sabia que teriamos capacidade para honrar esse presente! Parabéns pela garra, pelo amor e por conseguir partilhar tudo isso com outras pessoas! Não nos conhecemos pessoalmente, mas te admiro muito!!!Que Deus esteja sempre ao seu lado na sua caminhada com Larinha!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Elis, eu fico super feliz por saber que vc esta feliz, vc e sua familia maravilhosa, vc é uma mãe super dedicada, esforçada e atenciosa e de uma coisa eu tenho certeza, a Lara senti muito orgulho de vc e te trará imensas felicidades...Eu desejo a vc seu marido e sua princesa toda a felicidade do mundo que Deus abenções a familia linda que vc construiu, Parabens amiga!!!


    Bruna Regina Araújo!!!

    ResponderExcluir